8 dicas para aumentar a produtividade do advogado em início de carreira

8 dicas para aumentar a produtividade do advogado em início de carreira

Quando um advogado começa sua carreira, é bastante comum que as atividades sejam mais desafiadoras. Afinal, ele ainda não tem muita experiência nos tribunais, não conhece todas as peças e, provavelmente, conta com uma equipe de apoio reduzida, ou até mesmo inexistente!

Nesses casos, como conseguir aumentar produtividade? Quais as melhores dicas para quem quer alavancar os resultados de seu trabalho nesse início de carreira? Quer descobrir? Então confira as 8 dicas que separamos pra você neste post!

Faça uma lista diária de diligências a cumprir

Diariamente, faça uma lista de diligências que devem ser cumpridas, dentro e fora do escritório. Claro que surgem imprevistos ao longo do dia, mas é bom poder contar com um plano. Assim, você se organiza para cumprir essas tarefas de forma mais eficiente e para ter mais tempo dentro do escritório.

Não postergue soluções: resolva problemas imediatamente

Recebeu uma dúvida de um cliente? O juiz decidiu sem nem mesmo analisar sua última petição? Não deixe para recorrer e resolver esses problemas no último dia do prazo. Se tem um problema diante de sua mesa, procure resolvê-lo imediatamente. Isso libera sua agenda e ainda causa uma boa impressão com seus clientes.

Separe bem os horários de cada atividade

Tente não levar trabalho para casa, por mais difícil que isso possa parecer no início da carreira. Entre as dicas de produtividade para advogados, essa talvez seja a mais importante, porque não há nada mais improdutivo do que misturar lazer e trabalho. Cada atividade deve ter seu momento próprio para que a qualidade de seu trabalho não seja comprometida.

Desligue-se das redes sociais no horário de trabalho

No horário do expediente, desligue-se do Facebook, Whatsapp e Instagram. Esses aplicativos e redes sociais te distraem e tomam muito tempo no seu dia a dia. Não há como aumentar produtividade se a cada dois minutos você recebe uma notificação do Facebook em seu celular.

Estabeleça metas de produtividade

Assim como qualquer outra profissão, é importante se motivar por meio de metas de produtividade. A cada semana, revise a quantidade de trabalho realizado e procure estabelecer metas para os próximos dias. Dessa forma, seu crescimento será constante e notório, aumentando suas habilidades na área.

Confie na experiência

Nada mais benéfico para aumentar a produtividade para advogados do que a experiência. Confie em seus instintos, que com o tempo serão desenvolvidos em todo seu potencial. A cada mês, você melhora sua resposta aos desafios do cotidiano, sejam eles na sala de audiência, sejam eles em frente ao computador do escritório.

Se permita tirar“ pausas estratégicas”

Cansou? Não sabe qual a melhor solução para um cliente? Precisa recorrer de um acórdão desfavorável? Tire uma pausa de cinco a dez minutos para pensar melhor, arejar a cabeça e voltar ao trabalho!

Utilize a tecnologia a seu favor

Por mais tradicional que seja a profissão do advogado, a tecnologia pode ser usada a seu favor. Conte sempre com um software para advogados que contribui para o controle de prazos, manutenção de clientes e organização de publicações nos diários oficiais.

O que achou dessas dicas de produtividade? Tente colocar algumas delas em prática e compartilhe com a gente os resultados! Deixe aqui seus comentários com opiniões, dúvidas e sugestões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *