A desorganização dos honorários advocatícios

Sabemos que honorários advocatícios aglutinam os honorários contratuais e sucumbenciais, sendo os honorários contratuais a prestação de um serviço realizado por um advogado inscrito na Ordem dos Advogados previamente acertado em um contrato, enquanto que os sucumbenciais fazem parte da sentença proferida pelo juiz – despesas antecipadas e honorários advocatícios que a parte vencida deve arcar.

Cada ação pressupõe o valor da causa e os honorários, de forma que em escritórios de porte, não apenas esses dados, mas vários outros, devem ser geridos com eficiência e rapidez. Hoje em dia, quanto mais organizado um escritório, mais prática sua gestão. E em se tratando de honorários, ter tais dados geridos de forma satisfatória, é útil para simulações de receitas mensais.

Um dos programas voltados para esse uso – de gestão de Processos – é o Projuris. O sistema, com uma interface amigável e simplificada, permite o cadastramento de processos com a inserção de dados, tais como: partes, advogados, pedidos, valor da causa, prazos e claro, pode também ser inserido os honorários. Como vários outros programas de gestão, o Projuris é encontrado em várias versões, possibilitando seu uso para um escritório pequeno até mesmo para uma empresa, que trabalha com seus próprios processos como também os terceiriza. E há possibilidade de criar um banco de dados para ambos, separando os dados necessários de seus próprios processos, como os tercerizados. Sendo o foco honorários, no momento do cadastramento, esses dados específicos podem ser uma forma de busca.

A organização dos honorários pressupõe uma boa ordem das causas, e consequentemente, de todo o banco de dados. Seria constrangedor exigir de um cliente os honorários acertados de outro! O Projuris é uma eficiente ferramenta para tornar a vida em um escritório ou em uma empresa menos problemática.  Lembrando que o sistema permite criar uma agenda com seus prazos.   A perda de um prazo é um potencial inimigo de um advogado – um prazo perdido pode significar uma sequência de fatos desastrosos, que pode culminar na perda de uma causa e consequentemente, dos valores a receber; entre eles, os advocatícios.

Não basta apenas organizar os honorários advocatícios no momento do cadastramento do sistema; os prazos devem ser levados em conta. Confundir honorários advocatícios de causas diferentes não é tão grave quanto perdê-los por desídia do advogado. Eis porque um sistema como o Projuris tem se tornado vital em empresas e escritórios – a confiabilidade e praticidade de ter uma agenda sempre que necessário, é muito útil.  Tal praticidade em uma empresa que lida com centenas de processos, é um diferencial.

O sistema, além de ser um eficiente software de gestão, também oferece a possibilidade de fomentar uma base de dados com documentos – publicações que o advogado desejar inserir. Significa que é um programa que vai muito além das expectativas de apenas colocar ordem nos honorários advocatícios – claro, o que mais interessa aos donos da empresa ou aos sócios majoritários; afinal, são os honorários que mantém o escritório em funcionamento. O fato é que o Projuris permite ao advogado acompanhar seus processos a partir de um smarthphone. Isso minimiza os riscos do patrono cometer deslizes. Especialmente quando seu superior quer detalhes de uma causa, acertada com honorários advocatícios no montante de… um valor que faz jus à reputação dos patronos ou do escritório.

Enfim, necessário se faz lembrar que a própria Justiça trabalha com a informatização, facilitando o trabalho na área jurídica. Com uma base de dados eficaz e com as principais informações cadastradas, um advogado pode dar prioridade para outras atividades. E pode fazê-lo tranquilamente, porque todo o seu trabalho estará seguro. E não haverá erros acerca de seus honorários, pois estarão devidamente vinculados em cada caso que ele representar.

E você, já providenciou a informatização de seu escritório?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *