Advogado novato? Veja 3 dicas para conquistar seu primeiro cliente.

Quando uma pessoa necessita recorrer à Justiça para resolver determinados litígios, é comum que advogados renomados naquela especialidade sejam procurados. Sendo assim, como é possível conseguir credibilidade para conquistar seu primeiro cliente mesmo sendo um advogado recém-formado?

O post de hoje vai te ajudar a resolver esta questão. Afinal, todos os profissionais que hoje são consagrados, algum dia precisaram dar este primeiro passo. Então, acompanhe agora três dicas para conquistar o seu primeiro cliente.

Passando de advogado recém-formado a especialista

Ainda que você seja um recém-formado, é normal a ansiedade para conquistar logo seu primeiro cliente. Entretanto, assim como em outras carreiras, na advocacia a experiência é fundamental. Para aprender a seguir todas as etapas necessárias, é possível conseguir uma boa experiência em escritórios, mesmo como estagiário. É praticamente impossível ingressar no mercado sem dominar ou, no mínimo, conhecer os processos de alguma área de especialidade.

Depois disso, devemos nos especializar nesta linha de atuação. Lembre-se que, para decidir entre as áreas cível, tributária, penal ou trabalhista, entre as diversas outras especialidades possíveis, é preciso levar em conta sua aptidão pessoal e o mercado de trabalho. Pesquise, por exemplo, quais as áreas mais procuradas pelas empresas privadas ou as que não possuem muitos profissionais renomados na região em que você pretende atuar. Seu objetivo precisa ser, em longo prazo, tornar-se referência em alguma especialidade jurídica. Mergulhe na linha de atuação escolhida e estude bastante. É nessa etapa onde se iniciam as carreiras de sucesso.

Como conquistar o primeiro cliente?

Com sua especialidade definida e alguma experiência em escritórios, o próximo passo será o de apresentar os seus serviços. Como você ainda não é um advogado de referência, certamente as pessoas ainda não irão procurá-lo naturalmente. Então, é preciso se mostrar. Mas como fazer isto? Nem pense em ligar para o maior número de pessoas desconhecidas possíveis. Você será inconveniente para quem não precisar de um advogado naquele momento. Além disso, seus serviços provavelmente não serão lembrados no futuro. Pense que seu nome é o seu maior bem.

Procure em seu círculo de amigos próximos alguém que conheça alguém que necessite de serviços jurídicos atualmente. Um amigo íntimo é o mais indicado para te ajudar a conquistar o seu primeiro cliente. Não é preciso que ele informe à pessoa que você é um advogado recém-formado, pois isso pode deixar o cliente inseguro. Faça seu melhor nesta primeira oportunidade, pois os elogios boca a boca são a melhor forma de propagar uma boa reputação.

Marque reuniões com empresas consolidadas

Procure empresas que costumam terceirizar os serviços jurídicos para apresentar seu trabalho. Uma boa dica é marcar reuniões com representantes destas corporações. Tente vender a sua atuação como um produto diferencial, ainda que você seja um advogado recém-formado. Nestes casos, procure por empreendimentos consolidados no mercado, onde as possibilidades de contratação são significativamente maiores.

Você pode se surpreender com esta informação, mas conquistar seu primeiro cliente pode ser mais fácil entre as pessoas jurídicas. Se um advogado recém-formado seguir estes três passos, seguramente não terá dificuldades para conquistar o seu primeiro cliente. Em seus encontros iniciais seja sempre sério e formal. Responda com base em conteúdos jurídicos e com convicção.

Apesar da importância destes momentos em sua vida profissional, fique tranquilo. Com confiança em você mesmo e atento às dicas do nosso site, a construção de uma carreira de sucesso acontecerá em pouco tempo e seu trabalho passará a se tornar referência em sua área de atuação. Ainda tem alguma dúvida sobre a conquista do primeiro cliente, quer dar uma sugestão ou opinião? Deixe seu comentário e participe da conversa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *