O que a série Suits pode nos ensinar sobre a carreira na advocacia?

O que a série Suits pode nos ensinar sobre a carreira na advocacia?

A série Suits, produzida originalmente pelo canal americano USA Network, conquistou um grande público ao longo de suas quatro temporadas ao contar a história de Mike Ross, o jovem estudante que, apesar de ser dotado de uma inteligência sem igual e uma memória fotográfica invejável, largou a faculdade e ganha a vida fazendo o teste LSAT, o equivalente a um vestibular para a faculdade de Direito no Brasil, para outras pessoas tirarem boas notas e serem aceitas em renomadas universidades nos Estados Unidos.

Mike vivencia situações jurídicas que colocam altos níveis de informação na área mesclados ao entretenimento da série. Todo esse conhecimento pode ser facilmente aplicado em fatos na rotina de um advogado de verdade. Assim, para que você fique mais atento a esses fatos e possa aprender um pouco mais de Direito na descontração e informalidade da série, leia só estes fatos que separamos para você!

Não é uma série sobre investigação criminal

Ao contrário de outras séries que exploram a temática jurídica, como Law & Order e Criminal Minds, o objetivo de Suits é focar no dia a dia do escritório de advocacia e na relação entre Mike e Harvey, que se tornam parceiros e confidentes no decorrer das temporadas.

Essa abordagem inovadora vem para quebrar a fórmula já saturada dos seriados que focam somente na parte criminal do Direito, vinculando a imagem da prática legal exclusivamente ao combate ao crime e solução de assassinatos. Suits lança uma luz sobre o ambiente corporativo e outras questões jurídicas que também merecem destaque na cultura popular, como questões de corrupção policial, problemas no setor imobiliário, ações de danos morais e materiais e também a parte societária.

Cuide de sua aparência

Mike aprende esta lição logo no primeiro episódio quando Harvey manda que ele compre um novo terno para trabalhar. Pode parecer algo um tanto superficial, mas apresentar-se bem é um dos pontos cruciais para ganhar a simpatia e a confiança de um cliente.

Mostrar-se asseado e bem vestido, mesmo que não esteja portando um terno caríssimo, faz toda a diferença. O modo de vestir passa uma forte mensagem sobre quem somos e como nos portamos no ambiente profissional.

Crie laços e faça aliados

Em um primeiro momento, é possível pensar em Harvey como o mentor de Mike, aquele que irá ensina-lo as manhas da profissão e a melhor forma de exercer a prática do Direito, dado a sua vasta experiência e competência. Mas no decorrer da trama observamos que ambos aprendem um com o outro na mesma proporção, não havendo como estabelecer quem é o mestre e quem é o aprendiz.

No mundo atual, a cooperação mútua entre os diversos cargos existentes em um escritório de advocacia propicia o crescimento da equipe como um todo e um senso de colaboração que só tem a acrescentar, tanto para o escritório quanto para os profissionais que ali trabalham.

Dedique-se e nunca desista

A rotina de um escritório de advocacia é extremamente dinâmica e todos os dias novos casos são apresentados, cada um com uma complexidade diferente que exige que os profissionais envolvidos sejam capazes de aprender e compreender a matéria discutida rapidamente.

Suits deixa muito claro que tempo é dinheiro e dinheiro não pode ser desperdiçado, portanto, esteja sempre em dia com os seus afazeres e com os assuntos que fazem parte do seu dia a dia. Estude os casos passados, prepare-se com antecedência, tire dúvidas com seus colegas e nunca desista diante de uma dificuldade. Utilize a gratuidade do ProJuris ONE a seu favor!

Advocacia séria com uma pitada de bom humor

Suits carrega consigo um humor leve e inteligente que cativa logo de cara e ajuda a quebrar a arraigada impressão de que o mundo da advocacia é sério, engessado e desprovido de emoção e humor. O dia a dia da dupla de advogados é repleto de situações inusitadas, diálogos sarcásticos, confusões amorosas e familiares protagonizadas por eles e por seus colegas, fazendo cada episódio de Suits ser uma nova experiência empolgante capaz de ensinar muito sobre o mundo do Direito.

Suits é uma excelente dica de série que a temática jurídica com humor e inteligência e pode ensinar muito sobre como lidar com as inúmeras situações vivenciadas ao longo da carreira em advocacia.

Você já conhecia a série? Conhece outras que podem também ensinar sobre fatos legais e entreter ao mesmo tempo? Deixe seu comentário e conte para a gente!

 

Comments 6

  1. Pelo q li gostei tem muito a acrescentar na carreira jurídica do dia a dia.

  2. Não conhecia esta série Suits, mas já goste e pretendo acompanhar. Gostaria de indicar a série aclamada The Good Wife, tenho aprendido bastante com ela sobre como grande escritórios de advocacia operam. Vale a pena ver.

  3. aDOREI TE LIDO SOBRE ESTA SE´RIE E COMO SOU ESTUDANTE DE DIREITO GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ASSISTIR O FILME?POIS EU AINDA NÃO CONHEÇO A SERIE E ACHEI MUITO INTERESSANTE…

  4. Pingback: 51 Títulos: As “Melhores Séries do Mundo” disponíveis no Netflix, segundo os internautas » Dicas da vida

  5. Esta série é S E N S A C I O N A L ! ! ! Quem não viu veja, é incrível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *